Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Bragança e Vinhais.
Maneio Produtivo: No processo de produção não está autorizada a transumância das colónias para fora da área geográfica de Origem. A alimentação artificial das colónias é permitida excepcionalmente, quando esteja em causa a sobrevivência das colónias produtivas. É autorizada a alimentação recorrendo a xaropes de mel da própria exploração, livres de contaminantes, e proveniente de colónias saudáveis.
Maneio Sanitário: O tratamento sanitário das colónias dos produtores deve ser concertado com o Programa Sanitário Apícola Nacional, e respeitando o Plano de Intervenção Veterinária para a Zona Controlada da Terra Fria.
Maneio Reprodutivo: O “Mel do Parque” de Montesinho - DOP , é produzido pela abelha Apis mellifera iberiensis. A reprodução de colónias e aumento de efectivo não está limitado, desde que não sejam introduzidas rainhas fecundadas de raças consideradas exóticas.
Processo de Extracção: A extracção do mel dos quadros processa-se na transição de Verão/Outono, por centrifugação em instalações geridas pela associação profissional. A extracção do mel é acompanhada presencialmente pelo representante do Agrupamento de Produtores de "Mel do Parque", Lda, e deverá respeitar a legislação em vigor respeitante à UPP ou Estabelecimento. A OPC é notificada da data de extracção.
Volumetria Pluviométrica
800 a 1 200 mm Ano
Humidade
Entre 70% e 80%
Inverno
-10º a 9º C
Primavera Verão
-4º a 16º C | 29º a 38° C