Principais Características de Qualificação do Modo de Produção

Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Bragança e Vinhais.

Maneio Produtivo: No processo de produção não está autorizada a transumância das colónias para fora da área geográfica de Origem. A alimentação artificial das colónias é permitida excepcionalmente, quando esteja em causa a sobrevivência das colónias produtivas. É autorizada a alimentação recorrendo a xaropes de mel da própria exploração, livres de contaminantes, e proveniente de colónias saudáveis.

Maneio Sanitário: O tratamento sanitário das colónias dos produtores deve ser concertado com o Programa Sanitário Apícola Nacional, e respeitando o Plano de Intervenção Veterinária para a Zona Controlada da Terra Fria.

Maneio Reprodutivo: O “Mel do Parque” de Montesinho - DOP , é produzido pela abelha Apis mellifera iberiensis. A reprodução de colónias e aumento de efectivo não está limitado, desde que não sejam introduzidas rainhas fecundadas de raças consideradas exóticas.

Processo de Extracção: A extracção do mel dos quadros processa-se na transição de Verão/Outono, por centrifugação em instalações geridas pela associação profissional. A extracção do mel é acompanhada presencialmente pelo representante do Agrupamento de Produtores de "Mel do Parque", Lda, e deverá respeitar a legislação em vigor respeitante à UPP ou Estabelecimento. A OPC é notificada da data de extracção.

Flores

Alnus glutinosa

Erica umbellata

Lavandula pedunculata

Salix atrocinera

Castanea sativa

Erica lusitanica

Lavandula stoechas luisieri

Salix salviifolia

Cistus ladanifer

Fraxinus angustifolia

Pterospartum tridentatum

Thymus mastichina

Erica australis

Genista florida

Quercus pyrenaica

Clima
feature-icon

Volumetria Pluviométrica

800 a 1 200 mm Ano

feature-icon

Humidade

Entre 70% e 80%

feature-icon

Inverno

-10º a 9º C

feature-icon

Primavera Verão

-4º a 16º C | 29º a 38° C

O Mel com sabor a Mel do tempo das nossas avós